segunda-feira, 30 de julho de 2012

Contagem decrescente

Faltam 4 dias e algumas horas para ir de férias. E serão certamente os 4 dias e algumas horas mais longos da minha vida.

domingo, 22 de julho de 2012

Tomei uma decisão

Nunca mais vejo/oiço as notícias. A partir de hoje podeis considerar-me ignorante, inculta e inconsciente das centenas de desgraças que vão pelo mundo.

Antes ignorante que deprimida.

Já que estou numa de me revoltar

Não é que agora,  toda a gente que tem uma cara gira e até afina mais ou menos, decide gravar cd's e fazer espetáculos? Acho muito bem sim senhor que as pessoas lutem pelos seus sonhos e que expressem através da música as suas emoções e que a música é uma coisa muito linda e esses blá blás todos que a gente já sabe. Mas valha-me Deus...tanta gente talentosa que há por aí e só porque não tem as medidas perfeitas ou o bronze perfeito ou dinheiro ou contactos fica no anonimato...A sério que fico chateada com estas coisas. As pessoas estão a perder a noção, o norte, o juízo, o bom gosto! Gente gira pode sempre ser modelo ou relações públicas ou whatever. Não tem de ser necessariamente cantor/a. Mas a culpa é de quem tem paciência para aturar futilidades. E tenho dito. 

sábado, 21 de julho de 2012

Tudo começa cá dentro

E não vale a pena tentar resolver nada a partir de fora. Não vale. Acho que crescer é sobretudo perceber esta verdade. Às vezes penso em como seria não ter nascido e a cor dessa imagem é o preto. Então dou-me conta que a vida é demasiado preciosa apesar de tudo e mais alguma coisa que corra menos bem. É por isso que tenho a convicção de ter nascido para ser alegre todos os dias como o canto dos pássaros em todos os dias da Primavera. Há dias em que ando triste porque a tristeza não é natural. E depois vou comer um gelado ou ver um filme ou ouvir uma música que gosto muito ou sair à noite e tudo isso disfarça a tristeza mas nunca consegue apagá-la. Porque tudo começa cá dentro. E enquanto ao olhar as estrelas não conseguir que o meu coração se encha de gratidão, é porque ainda não percebi nada de nada.

Quando é que eu sei que estou a precisar de férias?

Quando me dirijo (sozinha) para o carro e em vez de me sentar ao volante sento-me no lugar ao lado.
E é assim a vida.

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Lá estamos nós com a mania das aparências

O nosso Presidente veio dizer-nos que neste momento somos um país respeitado. Oh pelo amor de Deus! De que adianta sermos "um país respeitado" se somos também um País mais pobre, mais triste, mais descrente?
É mais ou menos como ter uma maçã grande e vermelha por fora e toda podre por dentro. Eu quero é que o respeito que nos têm, se amole. Eu quero é ver jovens a quererem ficar por cá e a não colocarem a hipótese de se irem embora porque já não acreditam que podem ser felizes aqui. Serve de muito que nos respeitem se nós próprios já não respeitamos quem nos representa e governa. 
E depois vêm falar da recuperação de credibilidade? Haja paciência. 

é impressão minha...(II)

...ou ultimamente toda a gente decidiu casar e ter filhos? É que nunca vi tantas fotos de bebés fofinhos e de noivos felizes ao mesmo tempo nos murais do facebook. E depois começo a pensar que se calhar eu também já começo a fazer parte dessa gente que decide viver feliz para sempre. É que ainda não tinha dito mas apanhei o ramo no casamento da Irene e fiquei mesmo feliz porque foi a primeira vez que me aconteceu e foi mesmo emocionante . Acho que o Bruno também se entusiasmou. Agora pronto...dizem que estou fadada a casar brevemente. Pronto vamos a isso que "tia Fabíola" nem sequer combina nada bem. Aliás...eu sou filha única portanto tia só se for por afinidade. 

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Sextafeiratreze.

Até agora, tudo normal. Não acordei com herpes, nem com dor de barriga, não pus sal no café em vez de açúcar,  não me atrasei, não deixei cair as chaves de casa pelo buraco do elevador, não fiquei lá presa (no elevador), não bati com o carro ao sair do estacionamento, não vi nenhum gato preto, não me apetece chorar. 

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Isto hoje está complicado

Estou naqueles dias em que tenho a sensação que tudo o que leio, vejo ou oiço são recados/indirectas para mim.

Ou é egocentrismo ou é falta de férias.

terça-feira, 10 de julho de 2012

Devia ser assim.


Hoje vou sair do trabalho às 17:30h. Vou chegar a casa e sentar-me no meu sofá preto a ouvir o James.  Ligo para a minha mãe e conto-lhe o que aconteceu durante o dia. Falo com o Rodrigo que me vai descrever em pormenor o golo que marcou nos treinos e como já sabe escrever o nome da Irmã. Depois, vou tomar um banho rápido e pôr o meu creme corporal que cheira a framboesa. Visto o meu vestido cor de rosa e vou preparar um jantar delicioso que eu adoro cozinhar e modéstia à parte cozinho mesmo bem. Janto e vou ver o sorteio do Euromilhões. Ganho o primeiro prémio. 
Depois, visto o meu casaco de malha cor de chumbo que as noites estão frescas e vou sair com o meu namorado e com os meus amigos para uma esplanada qualquer e beber um fino bem fresquinho ou comer um Rol. Por volta das onze  e meia regresso a casa porque amanhã é dia de trabalho. Antes de adormecer vou pensar no dia que passou  e sentir-me grata pelo meu trabalho, pelo meu sofá, pela música, pelo meu creme que cheira a framboesa, pelo jantar delicioso, pelas noites de verão, pelas pessoas que amo. 
E vou  saber fazer a separação perfeita das coisas essenciais das coisas acessórias. 
E essa clarividência, permite-me adormecer feliz. 

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Adianta?

Começo a ficar um bocado incomodada com esta coisa de agora toda a gente se lembrar de massacrar o homem. Não é que eu morra de amores por este governo (nem por este nem pelos outros todos que não souberam governar) mas acho que isto está a passar um bocado dos limites e o homem até já emagreceu e tudo. Eu tive de estudar 5 anos para ter uma licenciatura e também me custa ver este tipo de coisas acontecerem. Mas acho que já chega... Coitado. Ele que fique lá com a licenciatura de 1 ano que isso para mim é igual ao litro. Se por ter feito o curso nos aninhos todos nós tivéssemos a garantia que ele iria saber exercer funções com mais sabedoria e empenho ou que teria uma ideia genial que tirasse o país deste buraco, ainda valia a pena dar-lhe uns socos...agora assim...lá adianta passar semanas a bater no ceguinho...Pelo que sei há lá alguns que devem ter feito licenciaturas em mais anos e não é por isso que governam melhor. Ai porque isto é uma grande injustiça e é uma vergonha e é por isso que o país está assim. Oh...não é nada por isso que o país está assim caraças. O país está assim precisamente porque o povo se prende a coisinhas destas para justificar outras coisas maiores que são da responsabilidade de todos nós. Que o exemplo vem de cima já todos sabemos...mas também já todos sabemos que existe corrupção vergonhosa e que nos andam a roubar descaradamente desde que decidimos chamar-nos Portugal. Sempre houve os governantes descarados e o povo que passa míngua. E agora? Vamos pegar em pedras e matar o homem que fez uma cadeira ao Domingo e o outro que tirou o curso num ano como se isso resolvesse alguma coisa?...Vá pronto...já chega...já perdeu a graça. Que tal começar a procurar trabalho mesmo que se ganhe pouco? É que a mim também não me apetece o ordenado que tenho e não é por isso que fico em casa a olhar para o facebook o dia inteiro e a publicar piadas no mural acerca dos nossos governantes. Sim...já sabemos que estamos todos lixados e que a crise está negra. E que há casos sérios de pessoas em grandes dificuldade. Mas tirando esses casos suponho que num país inteiro, há-de haver com certeza (até porque eu conheço, infelizmente, alguns casos) gente que não se esforça minimamente e que gasta o que não tem, só porque sim. Bom senso é o que este país precisa. Bom senso e sentido do ridículo. 

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Profecia

Amanhã, se ninguém se lembrar de medir forças com isto, seremos todos uma espécie de gente. 
Uma espécie de gente que vê sem olhar e que ouve sem escutar. E que já não ama porque o amor está no código genético como a cor dos olhos mas é preciso treiná-lo, aprendê-lo e ensiná-lo se quisermos que se manifeste. Amanhã, alguém se preocupará em ensinar o amor? Vamos ensinando listas mecânicas de como saber mais de como fazer mais de como ganhar mais. E amanhã, alguém se lembrará de ensinar como amar mais?
A tristeza e a solidão são mais ou menos como a obesidade. E eu vejo crianças tristes e centradas em máquinas, jogos e televisão e por isso vejo adultos tristes centrados em si próprios.
Alimenta-se o Ego. "Faz-se bem" ao Ego.  Ego de Egoísmo. Ego de Egocentrismo. Faz-se bem ao mal. 
Estranha humanidade esta que vejo...

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Perfeito.

"Acredito que há em cada pessoa algo de profundamente mais único e irrepetível do que a própria impressão digital. Ou, se quiseres, acredito que todos levamos no nosso íntimo uma impressão digital que "tem o dedo doutro"... Lê com olhos maiúsculos!

Quero dizer que no mistério mais profundo de ser Pessoa habita o desafio de cada uma ser Única, Original e Irrepetível. Fizeram-nos às vezes acreditar num deus que gosta de tudo muito alinhado, muito infantilmente simétrico, tudo sempre muito igual e enquadrado. Foi assim que nos transmitiram um deus quadrado, uma divindade que não sai a Jesus de Nazaré por ângulo nenhum.

Mas esta certeza de sermos tão Únicos e Originais fala-nos de um Deus que rejubila com a novidade e a diferença, que nos cria para a novidade e a diferença porque nos quer felizes e a viver em abundância.

Gostava que a Fé fosse proposta de tal maneira que levasse cada pessoa à experiência intima e desafiadora de ser Irrepetível. E gostava que a Igreja desse sempre testemunho de que aquilo que Deus cria Irrepetível, cria também Irreprimível.

Hoje lembrei-me que, se cada um de nós é Único, Original e Irrepetível, então, se queres fazer a diferença, ser diferente e único, sê tu mesmo! Nunca és tão único como quando sintonizas com o que em ti é Único; nunca serás tão diferente e original como quando te libertares dos medos e das cadeias que não te deixam ser quem tu és.

Temos um dever de verdade para com a Vida.

Em ti há dons e maravilhas que nunca houve nem haverá em ninguém do mesmo modo! Por uma quantidade enorme de motivos, vão-nos encaixando em moldes e formas que, muitas vezes, nos integram socialmente mas nos desintegram humanamente. Depois nós mesmos ganhamos fobias e manias que nos desvirtuam. Desvirtuar vem do latim "virtus" que significa "força". Desvirtuar quer dizer "tirar a força".

Há-de haver um dia para cada um de nós que levamos o belo nome de "cristãos" - quer dizer, os "crísticos", os que têm a pinta do Cristo Galileu - em que perceberemos que a Fé em/de Jesus é um estilo de vida, é uma vida com estilo, um certo estilo, um estilo certo..."